Laboratórios de Experiencia em Gestão Educacional

O que é o Laboratório de Experiencias em Gestão

O Laboratório é um espaço de investigação e um instrumento  para subsidiar ações e políticas sociais, fornecendo informações, análises e propostas de ação que sinalizem novas práticas educacionais.

As ações são pautadas em quatro princípios:

  • Qualidade: o foco principal das inovações deve ser a qualidade da educação, explicitada na efetiva aprendizagem do discente;
  • Democratização: deve se considerar as diferenças do País e adotar abordagens diversificadas conforme as características e desafios locais específicos, respeitando inclusive as diferentes capacidades institucionais dos municípios;
  • Adequação: o reconhecimento e transferência de experiências inovadoras devem ser sensíveis ao contexto, evitando a universalização de uma "verdade única" a ser exportada a todos os contextos;
  • Colaboração: o exame e a disseminação das inovações deverão fortalecer a colaboração interinstitucional, particularmente entre as diferentes instâncias governamentais.

Caso queira entrar em contato nosso e-mail é laboratorio@inep.gov.br.

Histórico do Laboratório

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi criado em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação em 2006, com objetivo de identificar, registrar, avaliar e disseminar experiências inovadoras em gestão educacional desenvolvidas nos municípios brasileiros, que contribuam para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação (PNE). A partir de 2008 o Laboratório incorporou as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, com foco no direito de aprender de cada criança, jovem ou adulto.

Junto com a implementação do Laboratório, surge o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, instituído pela Portaria nº 2, de 17 de maio de 2006, com objetivo de reconhecimento dos municípios e dos dirigentes municipais de educação por suas iniciativas inovadoras e resultados alcançados.

O primeiro Prêmio aconteceu no ano de 2006 com 10 iniciativas premiadas, distribuídas pelas cinco regiões brasileiras. A meta é premiar, a cada dois anos, até 10 experiências inovadoras, divulgando seus resultados. 

O Banco de Experiências surgiu em 2007, com intuito de reunir e divulgar experiências inovadoras, premiadas ou não, em cada edição do Prêmio e que atendam aos critérios estabelecidos pelo Laboratório.

Dados e indicadores educacionais

Abaixo são apresentados dados e indicadores nacionais. Juntamente com as iniciativas do Banco de Experiências, é possível entender em ampla escala como se situa o panorama da educação brasileira. Os indicadores demográficos do perfil educacional e da rede de ensino dos estados e municípios brasileiros contribuem para um melhor entendimento.

Página atualizada em: 20 outubro 2015