Linha Editorial

O Inep possui uma linha editorial que foi consolidada ao longo de sua existência e reflete a própria trajetória do pensamento educacional brasileiro.

Revistas

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP): Criada em 1944, a revista tem periodicidade quadrimestral e publica artigos resultantes de estudos e pesquisas. O objetivo principal é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento educacional e oferecer subsídios às decisões políticas na área.

Em Aberto: Criado em 1981, é um periódico monotemático que tem por objetivo estimular e promover a discussão de questões relevantes sobre a educação brasileira.

Séries

Eventos: Divulgam textos e conferências apresentados em eventos.

Relatos de Pesquisa: Divulgam os relatos resultantes das pesquisas financiadas pelo Inep.

Textos para Discussão: Divulgam temas atuais, com o objetivo de subsidiar o estudo da educação ou de áreas correlatas

Estado do Conhecimento: Revela o processo de construção do conhecimento sobre determinado tema em sua diversidade.

Série PNE em movimento: Criada pela Portaria MEC/Inep nº 560, de 16 de dezembro de 2015 , a Série PNE em Movimento tem por objetivo divulgar estudos e pesquisas sobre as metas, estratégias, programas e políticas públicas relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), objetivando maximizar o alcance de sua discussão, bem como atender aos requisitos do artigo 5º da Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que prevê que o Inep publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas do PNE. A série publica artigos autorais inéditos, resultantes de estudos e pesquisas que apresentam consistência, rigor metodológico e originalidade na abordagem do tema e contribuem para o monitoramento e a avaliação do Plano Nacional de Educação. Para obter o formulário para submissão de originais, as normas editoriais ou mais informações sobre a Série PNE em Movimento, escreva para: seriepne@inep.gov.br.

Boletins

Boletim Na Medida

O Boletim Na Medida é uma publicação eletrônica quadrimestral coordenada pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep. O principal objetivo do boletim é contribuir para a divulgação de estudos e pesquisas sobre temas e políticas educacionais prioritariamente realizadas com as bases de dados do Inep. Os textos visam expandir a discussão além dos espaços acadêmicos, trazendo para a sociedade informações cada vez mais qualificadas sobre a educação brasileira.

Os estudos são de responsabilidade das equipes técnicas da autarquia, além de pesquisadores convidados, e não refletem necessariamente a posição institucional do Inep ou do Ministério da Educação acerca dos temas abordados. É permitida a reprodução dos textos do Boletim, desde que citada a fonte.

Quer receber o boletim Na Medida por e-mail? Mande uma mensagem para namedida@inep.gov.br

Institucionais

Avaliação da Educação Básica: São divulgadas informações e análises sobre a Educação Básica, gerando insumos para a melhoria das práticas pedagógicas e outras reflexões que possam impactar no processo de ensino-aprendizagem. Avaliação da Educação Superior: As publicações divulgam informações e análises sobre a Educação Superior, que podem ser utilizadas no processo de aperfeiçoamento do ensino superior brasileiro.

Estatísticas Educacionais: O foco dessas publicações recai sobre as estatísticas educacionais, para melhor compreender demograficamente a educação brasileira utilizando informações censitárias.

Anais Documentários: Publicações que relatam eventos promovidos pelo Inep.

Análises e diagnósticos: As publicações de Análise e diagnósticos tratam de problemas atuais e propõem alternativas para solucioná-los.

Publicações Diversas

Títulos Avulsos: Disseminam títulos sobre temas diversos da área educacional e obras de referência, entre outros títulos.

Parcerias: Publicações elaboradas em parceria com outras instituições.

Projeto Boas Práticas na Educação: Divulga experiências bem-sucedidas na educação brasileira.

 

Coleções

Paschoal Lemme: Reúne as memórias e as reflexões do educador e colaborador do Inep.

Lourenço Filho: Reedição dos livros do educador, escritor e primeiro diretor do Inep.

Educação Superior em Debate: Publicação dos encontros ocorridos entre especialistas de diversas áreas para debater e aprofundar questões importantes da educação superior.

Documentos da Educação Brasileira: Divulgam fontes importantes para a pesquisa em História da Educação no Brasil.

Publicações Extintas

Estudos de Políticas Governamentais: Subsídios para elaboração do Plano Nacional de Educação – educação infantil e ensino fundamental.

Traduções

Inovações Educacionais

Página atualizada em: 20 outubro 2015