Pesquisa TALIS

O que é a Pesquisa TALIS

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey ­TALIS) coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o âmbito de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de diversos países. A comparação de informações atualizadas e que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes pode ajudar os países na revisão e definição de políticas para o aprimoramento da profissão docente.

Pesquisadores e gestores de políticas podem utilizar os dados gerados pela Pesquisa TALIS para identificar outros países que enfrentam desafios semelhantes aos seus. Além disso, o contato possibilita o aprendizado de outros tipos de políticas públicas.

No ano de 2007, o Brasil participou da primeira rodada da pesquisa. O foco principal foi o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores das séries/anos finais do ensino fundamental.

Em 2013, o Brasil e mais 33 países fizeram parte da segunda rodada da pesquisa. Houve uma pequena alteração no foco, que priorizou informações sobre liderança escolar, formação de professores, avaliação e feedback para o professor, crenças pedagógicas e percepção de auto-eficácia dos professores.

Países Participantes

A primeira rodada da Pesquisa TALIS contou com a participação de 24 países, incluindo o Brasil. Na segunda aplicação, professores e diretores de 34 países fizeram parte do levantamento. As regiões e países participantes foram os seguintes:

Continentes Países
Europa Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estônia, Inglaterra, Islândia, Itália, Holanda, Finlandia, França, Polônia, Letônia, Noruega, Suécia, Servia e Romênia.
América do Sul Brasil e Chile
América do Norte Estados Unidos, Canadá e México
Ásia Coreia do sul, Emirados Árabes Unidos, Israel e Simgapura
Oceania Austrália

Público-­alvo

Os focos da pesquisa foram professores dos anos finais do Ensino Fundamental e seus respectivos diretores em escolas públicas e privadas. A amostra de cada país foi desenhada e selecionada pelo StatCan (Statistics Canada), a agência federal de estatísticas do Canadá. No Brasil, 14.291 professores e 1.057 diretores completaram o questionário da TALIS.

Página atualizada em: 20 outubro 2015