Os servidores públicos admitidos por meio de concurso contam com um plano de carreira que permite a progressão funcional e promoção, além de corresponderem a incrementos proporcionais na remuneração. Para fins de Lei, diferencia-se progressão de promoção: progressão é a passagem do servidor para o padrão de vencimento imediatamente superior, dentro de uma mesma classe; já a promoção se caracteriza pela passagem do servidor do último padrão de uma classe para a o primeiro padrão de uma classe imediatamente superior.

O Inep proporciona cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento destinados a profissionalizar seus servidores. A progressão funcional e a promoção acontecem de acordo com a avaliação de desempenho, da capacitação, da qualificação e da experiência profissional.

O Plano de Carreira do Inep também oferece adicionais de vencimento por titulação, que agregam rendimentos aos funcionários com especialização (aumento de 24% nos vencimentos), mestrado (aumento de 45%) e doutorado (aumento de 61%). A remuneração inicial para cargo de nível superior é de R$ 5.742,75, enquanto a de nível médio é de R$ 3.253,81.

Página atualizada em: 20 outubro 2015